Ola! Caro leitor.
Parabéns por ter pesquisado esta técnica tão famosa e eficiente. Vou tentar te explicar a técnica do “Estudo Reverso” em detalhes e de maneira simples e prática.
Vamos lá então! Chegou a hora de falar da técnica que mais gosto de abordar, e que é a queridinha dos concurseiros de alto nível.
Pessoal, como o próprio nome indica, o estudo reverso consiste no método de iniciar de trás para frente. Ou seja, a ordem comum é começar pela teoria, fazer resumos, mapas mentais ou grifos e só depois partir para as questões. Porém, no caso do estudo reverso, nosso estudo começa pelas questões e por meio delas vamos construindo o material de revisão e estudando a teoria.
Até aqui acho que você esta entendendo o funcionamento deste método, mas acredito que algumas dúvidas já estão aparecendo na sua cabeça como costuma acontecer com todos os meus alunos do Master Mind – Aprovado .
Fogaça qual a vantagem?
Por que algumas pessoas gostam?
Para que serve?
Calma aluno, te conto agora! Você já me ouviu falar que “não passa em concurso quem sabe mais, mas quem acerta mais questões”. Inclusive tem até uma frase muito bacana do Autor “Paulo Vieira” que adoro mencionar nas minhas aulas e mentorias, que é a seguinte: TEM PODER QUEM AGE, E MAIS PODER AINDA QUEM AGE CERTO E MASSIVAMENTE.
Dito isto, fica óbvia a lição aqui, faça questões, veja o que a banca costuma cobrar e estude mais esses assuntos. A técnica do estudo reverso se resume a isso pessoal. Parece óbvio e, em certo grau, até funciona, mas é necessário um certo cuidado, pois se na técnica não for usada da maneira correta pode vir a trazer enormes frustrações.
Como assim professor por quê? O problema dessa técnica é que ela é muito dolorosa. Quando você faz questões de assuntos que você nunca viu, acertará em média 30% a 40% das questões. Isso machuca qualquer ego e qualquer vaidade sofre um pouco com isso. Então, como isso funciona acertando apenas 30% ou 40% das questões?
Você acerta 30% porque há questões que são fáceis, ou seja, você lê, usa o bom senso e acerta. Entretanto, você tem que corrigir, ler os comentários da questão (um pequeno pedaço da teoria daquilo que você errou). Com isso, as peças começam a se encaixar.
Inclusive, já que mencionei essa questão de ler os comentários, te convido a turbinar os seus estudos aprendendo também as técnicas de Estudo Remissivo e aprender Como Fazer “Resumos”. E aproveito para adiantar que na verdade vou te ensinar a criar o seu “Material Estratégico de Revisão“. Não gosto muito do termo “resumo” então vamos adotar daqui para frente a denominação de material estratégico de revisão.
Preste MUITA ATENÇÃO AGORA! O código aqui é o seguinte, não é o fazer questões que resolve, mas o CORRIGIR. Ao corrigir você está aprendendo.
O que você tem que aprender nesse tipo de estudo é que você tem que fazer questões, corrigir e fazer mais questões daquele assunto, corrigir, fazer mais questões e corrigir. Imagine que todo esse conhecimento vai crescendo como uma “bola de neve” e a cada dia você irá aumentando gradativamente a quantidade de conhecimento armazenado na sua memória de longo prazo e dessa forma você intuitivamente acerta mais questões na sua prova.
Eu afirmo a você com toda segurança o estudo reverso é “milagroso” mas você tem que entender, não basta ler a teoria, fazer uma revisão intermediária e só depois fazer questões e verificar como está indo. O aprendizado virá em corrigir e ler os comentários. E já te adianto, para que não se assuste, se você nunca teve contato com o assunto, pode ser que seu estudo fique um pouco mais lento devido a essa quantidade de questões e correções que você tem que fazer. Isso é absolutamente normal.
Para aplicar o estudo reverso devemos analisar em que ponto estamos do nosso estudo, ou seja, aqui, cabe a seguinte análise, “sou um estudante iniciante, intermediário ou avançado?”
Essa análise precisa ser feita, visto que apesar de ser uma excelente técnica, o método do estudo reverso pode ser menos eficiente e até mesmo atrasar os estudos, se usado de forma errada. Por isso, a recomendação que deixo é que seja aplicado por alunos intermediários e/ou avançados, que possuam algum conhecimento teórico do assunto a ser estudado.