Qual o MELHOR material para Concursos ?

O primeiro passo na minha trajetória no estudo para concursos foi um enorme atraso de vida! Meu erro foi o mesmo cometido pela maioria dos concurseiros iniciantes. Saí pegando todo material que eu achava disponível na internet, sem nem saber direito se abordava o que estava no conteúdo programático do edital. Na verdade, eu só li o nome das matérias e saí imprimindo materiais.

Não há como negar que na atualidade existe uma infinidade de materiais disponíveis no mercado. Seja vídeo aulas, PDFs, resumos, mapas mentais. Porém essa grande quantidade de matérias acaba sendo o “Carma” da maioria. Mas me responda porque professor? É claro que respondo aluno. “O motivo é que a grande diversidade acaba por não trazer fidelidade a nenhum material e então o aluno vira o “Piranhão do HD Externo”; com uma porrada de cursos preparatórios baixados, mas que ele nunca estudou e quando começa, raramente tem consistência em terminar algum.

Dito isso, afirmo que a primeira pergunta de todo concurseiro inexperiente deveria ser: “Como estudar para concursos” e só depois de aprender “Como” estudar, deveria haver preocupação com “O Que” estudar.

Para resumir esse tópico digo que existem dezenas de livros, apostilas e cursinhos online. Muitos materiais são genéricos, sem foco em uma área ou em um concurso específico. O problema disso é perder tempo estudando coisas que não serão cobradas na sua prova.

Afirmo com firmeza que existem alguns assuntos que são cobrados com mais frequência. Outros, cobrados com mais profundidade. E um bom material sabe trazer esses detalhes à tona para otimizar seu tempo e sua preparação.

Sendo assim, procure um material ou curso preparatório que te garanta uma preparação mais completa, porém sem perda de tempo. Um conteúdo bem produzido de vídeo aulas, acompanhadas de um PDF que facilite seu acompanhamento, mas é claro não deixe de fazer seus resumos. “Os resumos são o seu material de revisão”. Terá um gasto a mais de tempo pra produzir o material de revisão, porém verá que quando for revisar será bem mais rápido e eficiente.

E é claro, não poderia deixar de fora a indicação de que seja recheado de muitas questões comentadas, se possível, questões separadas por temas, pois isso facilita na hora da sua organização e de possíveis reforços com temas que em tenha maior dificuldade.

Este conteúdo te ajudou? Compartilhe!