A primeira técnica de memorização que quero compartilhar com você é uma que conheci ainda no tempo de preparação para o concurso em que fui aprovado e de lá pra cá, continuo a usar e que sempre me rendeu excelentes resultados nas provas.
Ela consiste em assistir à aula ou ler o capítulo do livro, da apostila, do e-book, do pdf, etc. E, ao mesmo tempo, ir preparando o tal resumo ou assinalando com rigor, concentração e critério as passagens mais relevantes do texto. Tudo isso, claro, sem deixar de registrar anotações no rodapé e nas bordas do material de estudo. Isto é muito importante!
Eu sempre soube que material de estudo deve ser riscado e rabiscado e acredite, não se deve ler com os olhos, mas com a ponta da caneta, de preferência de várias cores.
Mas o pulo do gato vem agora: “Revise o conteúdo várias vezes!”
Uma metodologia razoável, e que tem tido bons resultados no nosso programa de mentoria é trabalharmos inicialmente com 3 revisões: 24h, 7 dias e 30 dias. A depender da necessidade, pode-se estender com uma nova revisão após 3 meses e assim vamos trabalhando.
Então, como fazemos, Fogaça? Vamos lá!
Se você estudou hoje Direito Constitucional, amanhã, você pode destinar em média 15/20m para fazer uma revisão do estudo do dia anterior. Após 7 dias, você fará uma nova revisão deste mesmo item que havia sido estudado, mas agora usando um período de tempo menor, algo em torno de 8/10 minutos. E lá na frente, após 30 dias, a mesma batida em torno de 10m.
Quando se faz a revisão do conteúdo no mesmo dia em que ele foi estudado, a retenção sobe de 75% para 100%. Rever o assunto um dia mais tarde é necessário porque o nível de lembrança, a essa altura, já caiu para 50% ou menos.
Tanto essa revisão das 24 horas como as subsequentes devem ser feitas por meio da leitura do resumo que você elaborou cuidadosamente durante as anotações iniciais, lembra-se? De início, reserve até 10 minutos para lê-lo, mas vá aumentando a velocidade da leitura para reduzir o tempo para 9, 8, 7… até chegar a apenas 1 minuto por resumo. Essa técnica faz a mente manter a assimilação das informações no nível ideal, de 100%.